As origens do Culturismo

O culturismo, como o conhecemos hoje, originou-se das exibições dos antigos "strongmen" em praças, feiras, circos e teatros, que, além das demonstrações de força hercúleana, exibiam-se perante a audiência executando poses que destacavam a sua musculatura extremamente desenvolvida.
O primeiro grande astro do culturismo foi Eugen Sandow. Além das suas exibições de força e rotina de poses, ele soube explorar como ninguém este ramo de negócio. Ele criou equipamentos de treino, escreveu livros, publicou uma revista de cultura física, abriu a primeira academia (ginásio) e organizou em 1901 a primeira competição de fisiculturismo da história. O troféu desta competição foi uma estatueta do próprio Eugen Sandow. Em homenagem a ele desde 1977 o troféu do título mais cobiçado do fisiculturismo, o Mister Olympia, é uma réplica em bronze da estatueta usada na primeira competição de culturismo.

A popularização do culturismo começa nos anos 40 em Los Angeles na Califórnia, onde recursos para a prática de exercícios ao ar livre são instalados próximo da praia de Santa Mônica. Mais praia de Venice Beach, onde, em 1965 Joe Gold inaugura a sua primeira e mais famosa academia, a Gold's Gym, e alguns anos mais tarde a World's Gym, tranformando Venice Beach na Meca do fisiculturismo.É neste período, que os principais nomes do culturismo começam-se a concentrar no sul da Califórnia até meados dos anos setenta o que muitos chamam de Golden Era do culturismo. Foi neste período que as grandes inovações ocorreram e o culturismo cresceu e se popularizou. Surgiram nomes como: Sergio Oliva, Bill Pearl, Larry Scott, Frank Zane, Reg Park, Lou Ferrigno , Steve Reeves, Ed Corney e o popular Arnold Schwarzenegger.



O grande empresário do culturismo e do fitness, que o popularizou e difundiu a prática de exercícios com pesos para o aprimoramento da saúde e condicionamento físico foi sem sombra de dúvidas o canadense Joe Weider, que desde os anos 40 já publicava revistas de fisiculturismo, treinava atletas e organizava competições. Através de suas revistas comercializava sua própria linha de equipamentos, cursos e suplementos alimentares. Joe Weider e seu irmão Bem Weider fundaram em 1946 a maior federação de fisiculturismo do mundo, a International Federation of Bodybuilders – IFBB, criou a competição de fisiculturismo mais importante do mundo, o Mister Olympia, e também foi o patrocinador de grandes campeões, como Larry Scott, Sergio Oliva, Arnold Schawrtzenegger, Lou Ferrigno, Frank Zane, Lee Haney, Dorian Yates e muitos outros.

A grande figura do culturismo, tanto pelos títulos conquistados como atleta, bem como pelo sucesso dos filmes que protagonizou e pel
a bem sucedida carreira política, é sem dúvidas Arnold Schawrtzenegger. Atualmente é governador do estado da Califórnia e como empresário organiza o maior evento de cultura física do mundo, o Arnold Sports Festival, além de uma enorme feira de fitness, inclui inúmeras competições das mais diversas modalidades da cultura física, a começar pelo culturismo, que é colocado como o evento mais importante, chamado Arnold Classic.

0 comentários:

Enviar um comentário